Nome científico: Dinizia excelsa Ducke, Leguminosae.
Outros nomes populares: angelim, angelim-falso, angelim-ferro, angelim-pedra, angelim-pedra-verdadeiro, faveira-carvão, faveira-dura, faveira-ferro, faveira-grande.
Nomes internacionais: angelim pedra (ATIBT,1982), faveira preta, kuraru, parakwa (Guiana).
Ocorrência:
• Brasil: Amazônia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia.
• Outros países: Guiana, Guiana Francesa, Suriname.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Características sensoriais: cerne e alburno pouco distintos pela cor, cerne castanho-avermelhado; brilho moderado; cheiro desagradável e gosto imperceptível; densidade alta; dura ao corte; grã direita a irregular; textura média a grossa; superfície pouco lustrosa.
Descrição anatômica macroscópica:
• Parênquima axial: visível a olho nu, paratraqueal aliforme de extensão losangular, ocasionalmente confluente.
• Raios: visíveis apenas sob lente no topo e na face tangencial; poucos.
• Vasos: visíveis a olho nu, pequenos a médios; poucos; porosidade difusa; solitários, múltiplos e às vezes em cadeias radiais; obstruídos por óleo-resina ou substância esbranquiçada.
• Camadas de crescimento: distintas, ligeiramente individualizadas por zonas fibrosas tangenciais mais escuras e por linhas de parênquima marginal.
Fonte: (IPT,1983; IPT,1989a)
DURABILIDADE / TRATAMENTO
Durabilidade natural: o cerne apresenta alta resistência ao ataque de organismos xilófagos (fungos e insetos). (IPT,1989a) Em ensaios de campo com estacas, esta Madeira foi considerada altamente durável com vida média maior que oito anos. (Jesus et al.,1998)
Tratabilidade: impermeável às soluções preservativas. (IPT,1989a) o cerne não é tratável com creosoto (oleossolúvel) e nem com CCA (hidrossolúvel), mesmo em processo sob pressão. (IBDF,1988; IBAMA,1997a)
CARACTERÍSTICAS DE PROCESSAMENTO
Trabalhabilidade: a Madeira de angelim-vermelho é difícil de ser trabalhada, mas recebe bom acabamento. (Jankowsky,1990) A Madeira é fácil de tornear com bom acabamento e na furação apresenta desempenho regular. (IBAMA,1997a)
Secagem: rápida em programas mais severo. (IBDF,1988) Apresenta tendência moderada ao torcimento e leve ao colapso; seca relativamente bem ao ar. (Jankowsky,1990)
Programas de secagem podem ser obtidos em (IBAMA,1997a; Jankowsky,1990)
PROPRIEDADES FÍSICAS
Densidade de massa (r):
• Aparente a 15% de umidade (rap, 15): 1090 kg/m³ (IPT,1989a)
• Madeira verde (rverde): 1260 kg/m³ (IBAMA,1997a)
• Básica (rbásica): 830 kg/m³ (IBAMA,1997a)
Contração:
• Radial: 4,2 %
• Tangencial: 6,6 %
• Volumétrica: 14,6 %
Resultados obtidos de acordo com a Norma ABNT MB26/53 (NBR 6230/85).
Fonte: (IPT,1989a)
PROPRIEDADES MECÂNICAS
Flexão:
• Resistência (fM):
Madeira verde: 99,7 MPa
Madeira a 15% de umidade: 138,1 MPa
• Limite de proporcionalidade – Madeira verde: 59,1 MPa
• Módulo de elasticidade – Madeira verde: 14073 MPa
Resultados obtidos de acordo com a Norma ABNT MB26/53 (NBR 6230/85).
Fonte: (IPT,1989a)
Compressão paralela às fibras:
• Resistência (fc0):
Madeira verde: 65,2 MPa
Madeira a 15% de umidade: 80,9 MPa
• Coeficiente de influência de umidade: 4,0 %
Resultados obtidos de acordo com a Norma ABNT MB26/53 (NBR 6230/85).
Fonte: (IPT,1989a)
Outras propriedades:
• Resistência ao impacto na flexão – Madeira a 15% (choque):
Trabalho absorvido: 48,7
Resultados obtidos de acordo com a Norma ABNT MB26/53 (NBR 6230/85).
Fonte: (IPT,1989a)
• Cisalhamento – Madeira verde: 13,1 MPa
• Cisalhamento – Madeira a 12%: 17,7 MPa
• Dureza janka paralela – Madeira verde: 9993 N
• Dureza janka paralela – Madeira a 12%: 14318 N
• Dureza janka transversal – Madeira verde: 10866 N
• Dureza janka transversal – Madeira a 12%: 13543 N
Resultados obtidos de acordo com a Norma COPANT.
Fonte: (IBAMA,1997a)
• Tração normal às fibras – Madeira verde: 8,5 MPa
• Fendilhamento – Madeira verde: 1,1 MPa
Resultados obtidos de acordo com a Norma ABNT MB26/53 (NBR 6230/85).
Fonte: (IPT,1989a)
USOS
Construção civil:
• Pesada externa:
pontes
postes
estacas
esteios
cruzetas
dormentes ferroviários
obras portuárias, piers
• Pesada interna:
vigas
caibros
Outros usos:
cabos de ferramentas
transporte